Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Um dia dedicado à Literatura Infantojuvenil


O gosto pela leitura, o amor pela palavra e a necessidade de levar todo esse apreço pela união da linguagem com a fantasia para os mais jovens foram os motivadores da Jornada Binacional de Literatura Infantil, que contou com a presença da presidente da Organização Internacional para o Livro Juvenil no Uruguai (IBBY), Adriana Mora.

Participantes da Jornada Binacional de Literatura
Infantojuvenil:  Adriana Mora
(E),
 Ana Maria Bavosi e Susana Stern

Professoras, escritoras e o público enchiam os olhos pela emoção que a magia da leitura despertou em todos. Marisa Márquez, representante do Instituto da Criança e do Adolescente do Uruguai (INAU), falou sobre a leitura para crianças cegas e ainda para auxiliar no tratamento de doenças, demonstrando resultados como melhora no comportamento. Os diversos encontros ainda incluíram desde a formação do leitor até indicações de leitura.

Nas diversas falas, ao longo do dia, foram declaradas críticas com relação às editoras de livros infantis. Muitas delas, sem profissionais especializados na área, acabam por viabilizar títulos sob critérios meramente comerciais. Segundo Ana Maria Bavosi, contar boas histórias é mais importante do que valorizar personagens consolidados pela cultura de massa como o Mickey Mouse.

O ilustrador santanense Beto com suas
criaçõ
es Plinc e Mistureba
Na mesa redonda Escritores e Iustradores, a principal mensagem deixada pela escritora Lia Schenck foi a de que a diversidade de pontos de vista promovida pela literatura infantil inclui visões estéticas e de afetividades, qualidades que promovem vínculos profundos. Quem também integrou essa mesa foi o ilustrador Alberto Meneses, mais conhecido como Beto, que está prestes a lançar um personagem infantil fronteiriço e aguarda apenas o registro dos direitos autorais.

No encerramento do evento, as integrantes da JBL brincaram ao falar os dois idiomas misturados. Em portunhol contaram histórias com experiências distintas na literatura infantil, que divertiram o público e dialogaram com ambas as culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário