Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Curta as curtas

Cultura Brasileira

Os estudantes uruguaios que chegaram à Feira entraram em contato com a cultura brasileira por meio de vídeos exibidos no estande do Consulado Brasileiro no Uruguai. Quem foi até lá na tarde do dia 26 ainda assistiu a uma seção de contação de histórias para alunos da rede pública uruguaia, realizada pela a responsável pela área de cultura, turismo e lazer do SESC, Sandra Remedi.
Permanecem disponíveis para o público, programas produzidos pela TV Brasil e a exposição de fotografias sobre Brasília, de Atílio Zanetti, além de trabalhos de releitura sobre patrimônio produzidos no projeto realizado em conjunto com o Consulado e a arte educadora Dionéia de Macedo. Também estão expostos livros históricos cedidos pelo Museu Sem Fronteiras. O estande do Consulado Brasileiro está localizado sob a mesma estrutura montada para as vendas de livros, uma contribuição do órgão para o evento. Vale a pena conferir!


Encontro de Bibliotecas
Lorete Mattos, da UFRGS (Brasil)
O Primeiro Encontro de Bibliotecas Universitárias, Comunitárias, Públicas e de Educação Técnica da Região de Fronteira iniciado às 9h30 do dia 26, integra a programação da Feira Binacional do Livro. Sediado no CUR (Centro Universitário de Rivera), o evento recebeu, entre outras personalidades, a especialista em conservação de obras em papel da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Lorete Mattos, para a palestra Conservação Preventiva de Livros e Documentos de Valor Patrimonial, ocorridas às 14h.
Durante cerca de uma hora a especialista falou sobre preservação, conservação
e restauração, explicando que é preciso, em primeira instância, selecionar e discernir o que  realmente é importante do ponto de vista documental, histórico e patrimonial. Lorete também enfatizou a importância do respeito ao objeto, ou seja, trabalhar a recuperação sem interferir na autenticidade do documento ou obra original.
Por fim, criticou duramente a guilhotina usada no corte das páginas de uma
determinada obra. Segundo Lorete, essa ferramenta provoca uma interferência direta, ferindo a originalidade do documento. "Não se deve cortar e sim recuperar as páginas, restaurando o livro como um todo, isso inclui encadernação e recuperação", explicou.
Outras informações sobre conservação de livros e documentos, podem ser
Mario Barité, da Escola Universitária de
Biblioteconomia (Uruguai)
encontrados nos seguintes sites indicados pela palestrante: www.arqsp.org.br, www.dartmouth.edu e www.lacicor.org

Na parte da tarde, o Encontro contou com a participação do dr. Mario Barité, da
Escuela Universitária Bibliotecologia y Ciencias afines) – museologia e arquivologia. Ele abordou o tema O Papel da Biblioteca Universitária no ensino e na Pesquisa Universitária. No Uruguai existem 50 bibliotecas, espalhadas por faculdades, institutos, escolas, sedes do interior, oficinas centrais e setoriais. Para Barité, é necessário avançar para um novo modelo em que os usuários não presenciais possam usufruir dos documentos de forma virtual. Por Lucianne Hamilton





Charlas

Na quente manhã de sábado foi a vez do meio ambiente ser o centro de atenções da charla. A Conferência Ecologia e Sustentabilidade, que iniciou às 9 horas, contou com a presença de Marcel Ackar (CUR-Rivera), Ana Dominguez (CUR-Rivera), Fábio Regio Bento (Unipampa-Brasil) e Ney Edilson (Urcampa-Sant'Ana do Livramento).
No domingo pela manhã, a charla será sobre música, com o tema A Milonga e sua Integração com o Uruguai e o Brasil. Entre os participantes estão o dr. Sandro Rosa (Colégio Aplicação/Brasil), Rubi Acosta (Uruguai), Chito de Melo (Uruguai) e Richar Bertis, músico e produtor cultural (Uruguai).

Compartilhando Letras

O estande do Compartilhando Letras é um dos mais movimentados, o que mostra que temos leitores de 8 a 80 anos. E quem andou por lá ontem revirando caixas, folheando livros e conversando sobre clássicos da literatura foi o professor Agapito Prates Paulo, que separou um enciclopédia para levar. Vai lá també, tem livros educativos, de poesia, romances e muito mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário