Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Curta as curtas da Feira Binacional do Livro



Espaço multicultural

FALTAM SÓ duas semanas para começar a extensa programação prevista para a III Feira do Livro que vai reunir, em torno da literatura, diversas formas de arte, entre elas o cinema. Em 28 de outubro, último dia da Feira, a partir das 19h30 temos uma mostra de curtas-metragens em comemoração ao Dia Internacional da Animação, celebrado em diversos países e de forma simultânea em cidades brasileiras. Conforme adianta a responsável por trazer o evento à fronteira, a estudante da faculdade de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Núcleo Audiovisual Santanense (NAS), Fabiane Duarte, o público vai assistir a duas horas de títulos brasileiros e internacionais selecionados pela organização Mundial do Dia da Animação e destinados a maiores de 14 anos.  







Convite a Eduardo Galeno

caricatura de Gonzalo Rodriguez
O reconhecido escritor EDUARDO GALEANO foi convidado para participar como patrono uruguaio da III Feira Binacional do Livro. Infelizmente, por problemas de cláusulas editorias Galeano não está autorizado a aparecer em eventos de publicidade no Brasil antes do lançamento de seu novo livro. Quem fez a ponte para o convite foi a historiadora santanense e organizadora das mesas de debate com escritores fronteiriços, Liane Chipollino Aseff.  O convite oficial foi feito pelo diretor do Museu Departamental Dr. Mario Clara, através da biblioteconomista e membro da comissão organizadora da III Feira Bincaional, Magali Ivañez, chegando às mãos do intelectual uruguaio via Emir Sader. De qualquer forma, valeu a divulgação do evento a dois intelectuais de peso. Fica a torcida para que Galeano possa prestigiar o evento no próximo ano.

Preparação de Monitores
Informações não faltarão aos monitores da III Feira Binacional do Livro. Reunidos no segundo encontro, ocorrido em 29 de setembro, às 10 horas, no Núcleo de Estudos Fronteiriços da Ufpel, os alunos do Curso de Letras da Urcamp receberam informações sobre os autores que circularão pela Feira, bem como acerca da estrutura do evento. "Eu estou adorando participar, é uma nova oportunidade de aprender, e estou muito contente com isso", conta Veridiana Ferreira moradora de Quaraí que enfrentará uma maratona para poder se dedicar a monitoria. Quem palestrou aos estudantes foi a secretária executiva da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e membro da Comissão Organizadora da Feira do Livro, Marta Pujol. 
por Amanda Ziani



Nenhum comentário:

Postar um comentário