Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Personagem: O vendedor de relógios que busca a história


Ele tem 24 anos, é casado, tem um filho de cinco meses e há cinco anos vende relógios, como camelô do lado uruguaio.  Fabiano de Jesus Pires estudou no Brasil e Uruguai e pela primeira vez na vida esteve numa feira do livro. “Eu não lia muito, mas desde o Código da Vinci não paro mais, e agora busco tudo relacionado à história do Brasil e do Uruguai”, diz Fabiano, um rapaz tímido que pensa antes de falar.
No estande do Compartilhando Letras, Fabiano se deliciou e nem acreditou que os livros eram de graça e que ele poderia levar pra casa. “Isso é uma maravilha, posso pegar qualquer um?”, perguntava.
Fabiano de Jesus Pires com os três livros que escolheu no Compartilhando
Letras, foto by Duda Hamilton

Dali saiu com três livros na mão - História e Vida Integrada; História e Vida – Da Idade Moderna a Atualidade, e Porta Aberta História. Com um sorriso largo no rosto se despediu para voltar ao trabalho que, segundo ele, não está fácil. “Preferia vender livros, mas vendo relógios e hoje só vendi um”, diz ele, acrescentando que o melhor dia é sábado, quando enche o parque de brasileiros para comprar.
Prometendo voltar no domingo, com a mulher e o filho, Fabiano diz que terá mais tempo para buscar tesouros da história. “O que mais gostei daqui, além dos livros gratuitos, foi a maneira que estão distribuídas as tendas. Aqui tem tudo de leitura e isso é bom porque forma leitores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário